Voluntários em Ação para o Beiradão 2017

Começou o Beiradão 2017! E assim como nas edições passada, o trabalho é intenso! Voluntários em Ação Beiradão 2017 em atividade nos dias 18 a 20 de abril de 2017.

O Voluntários em Ação Beiradão 2017 é o processo de captação e formação de voluntários, para atuarem no Beiradão 2017. Para tal, antes do início dos trabalhos, a equipe LabMocorongo disponibiliza a oportunidade a voluntários que se interessem em participar do projeto de maneira mais íntima (com a mão na massa).

Voluntários em ação Beiradão 2017 – um momento para aprender e ensinar

Este ano conta-se com duas categorias de voluntariado, que carinhosamente chamamos de Beiradetes:

Técnico. Lida com a parte operacional do evento, provendo suporte em geral. Geralmente auxiliando naquilo que for necessário, principalmente nos processos técnicos do evento.

Assessor. Jovens que vivenciaram o processo do Beiradão em edições passadas e, por sua experiência adquirida, estão dispostos a ajudar os novos ingressantes. Essa categoria lida especificamente com o objeto do evento, a inserção dos jovens ao mundo do empreendedorismo, auxiliando nas atividades específicas referentes a este fim.

Para que houvesse organização em relação ao treinamento de cada categoria, dividiu-se o mesmo em dois dias 18 e 19 de abril para assessores e 20 de abril para técnicos.

Primeiro dia

No primeiro momento o orientador dos assessores, Dirlan Castro, inicia pretendendo demonstrar de maneira bem objetiva o roteiro
para o Beiradão deste ano. Para tal, uma apresentação em slide show é exibida. Além disso, o mesmo utiliza-se de vários exemplos (do Beiradão passado) para tornar a visualização do roteiro algo mais tangível aos assessores.

Como a proposta aos assessores é que auxiliem nas atividades específicas do evento, começa-se então a parte prática do treinamento. Mapa de empatia – Persona.

 

Segundo dia

 

O treinamento transcorre de maneira bem fluida, sendo orientado pelo assessor e membro da equipe do Saúde & Alegria Dirlan Castro. O mesmo, através de apresentação oral e projeção de imagem, descreve especificamente cada atividade que constituirá o roteiro principal deste ano.

Neste momento os voluntários aprendem a desenvolver o Business Model Canvas.

 

 

Terceiro dia

 

Os técnicos são apresentados ao Beiradão 2017. Basicamente são atividades de logística, computacionais, organização e gestão do evento. São apresentados os funcionamentos básicos da impressora 3D, montagem e execução dos kits de Arduino e outros processos do evento.

 

 

Quer ser um voluntário no Beiradão 2017 ou estagiar no LabMocorongo? Ainda dá tempo! Envie um email para labmocorongo@saudeealegria.org.br e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *