O Laboratório

Como tudo começou….

Muita coisa aconteceu antes do LabMocorongo surgir. Em 2004 professores, alunos e comunitários em geral puderam ter acesso às novas tecnologias de informação. O Projeto Saúde & Alegria implanta, em caráter piloto, dois Telecentros Culturais. Estes são espaços físicos com arquitetura regional, energia solar, computadores, software livre, conexão satelital e acessórios para produção de mídia digital – geridos pelas próprias comunidades-sede.

O sucesso da experiência e os benefícios gerados pelo uso das TICs em prol do desenvolvimento local tornaram a Inclusão Digital um dos programas prioritários do PSA. Desde então, o PSA vem expandindo o número de polos comunitários informatizados, que o qualificou no país como um dos “Pontões de Cultura Digital” do Ministério da Cultura.

sam_0130img_20130418_100226
Pontão de Cultura Digital na sede do Projeto saúde & Alegria

Em 2013, a equipe de coordenação do Projeto Saúde & Alegria avaliou que era preciso revisar as estratégias. Uma nova revisão e atualização das estratégias de mobilização e inclusão social dos jovens de sua área de atuação foi realizada. Em conjunto com especialistas e com o apoio da Fundação Telefônica surge uma proposta e um desafio. O desafio do empreendedorismo com tecnologias para a juventude da região.

E o LabMocorongo surgiu!

Dentre os diversos frutos gerados pelas novas estratégias estabelecidas surgem o Beiradão de Oportunidades e o LabMocorongo.

Inauguração do LabMocorongo em 04 de dezembro de 2015.Inauguração do LabMocorongo
Inauguração do LabMocorongo.

Inaugurado em 04 de dezembro de 2015, o LabMocorongo surge onde antes era ocupado pelo Pontão de Cultura Digital. Movimento maker, negócios sociais, cultura digital e tecnologias inovadoras são conceitos que habitam nosso espaço. O laboratório traz o conceito de Laboratório de Inovação Cidadã para a Amazônia e objetiva atender a sociedade em geral.

É um espaço livre para quem precisa desenvolver suas habilidades e competências. O LabMocorongo conta com uma equipe de assessores para auxiliar quem busca ajuda. Mesmo quem não tem conhecimento algum das tecnologias, o laboratório dá todo o suporte. Quem também não entende de empreendedorismo poderá inovar dentro do nosso espaço com a ajuda dos assessores.

LabMocorongo Beiradão Fase IILabMocorongo Beiradão Fase II
Jovens empreendedores da fase II do Beiradão de Oportunidades 2016.

Submissão de projetos

O LabMocorongo possui um edital permanente para submissão de projetos. Basta preencher o formulário de inscrição e aguardar que em até 30 dias você receberá nosso retorno. É uma oportunidade única para você colocar em prática aquela sua ideia que estava engavetada! Venha contribuir com o desenvolvimento regional com uma proposta transformadora.